Conheça os 6 personagens da 'Turma da Mônica' que possuem deficiência - Sarah Santos

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Conheça os 6 personagens da 'Turma da Mônica' que possuem deficiência

A turminha do Bairro do Limoeiro está antenada na inclusão social


Desde 1959, a Turma da Mônica diverte crianças e adultos brasileiros com os seus quadrinhos e personagens únicos. As histórias falam sobre as aventuras dos pequenos moradores do Bairro do Limoeiro e, ao longo dos anos, a história ganhou novas cores, enredos e integrantes. Além de divertir, os gibis também dão valiosas lições para contribuir com a educação do público infantil. 
Por este motivo, também, a turma conta com um time de personagens com deficiências variadas, para trabalhar o entendimento das diferenças entre as crianças e a representatividade dos leitores com deficiência. Conheça os personagens!



André: o personagem possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem aproximadamente quatro anos, assim como o Dudu, mas existe a possibilidade de ser mais novo. De olhos pequenos e rosto arredondado, ele é muito quieto e tímido. Como descrito na edição promocional, “Um Amiguinho Diferente”, André, por ser ter uma deficiência, tem algumas peculiaridades que o torna especial dos demais, que é enfasado como esses aspectos não o impede de viver uma vida tranquila e boa.

Luca: jogador de basquete, foi apelidado carinhosamente pelos amigos como “Da Roda”, por ser cadeirante, e com o passar do tempo, após se mudar para o Bairro do Limoeiro, ganhou a amizade de todos da Turminha. Obteve também a simpatia dos leitores ao longo de suas aparições, por conta da sua personalidade amigável e divertida, ganhando reconhecimento também pela "pose de galã" que tem, na qual encanta todas as meninas do bairro, principalmente a Mônica, que se derrete por ele.

Humberto: tem sete anos e é surdo, além de ajudar Cebolinha com os seus planos infalíveis. Humberto foi o primeiro personagem com deficiência do Bairro do Limoeiro e por isso, responde aos amiguinhos apenas com “hum hum” nas histórias. Seus amigos não entendem o que o Humberto está dizendo, mas se aparece uma legenda na qual está escrita a frase que o Humberto está dizendo querendo dizer, seus amigos entendem.

Dorinha: inspirada na militante pelos cegos, Dorina Nowill, ela se tornou uma grande amiga da turma e interage bastante com as meninas. Adora moda, e está sempre aderindo as tendências do momento. É uma das personagens mais bonitas, e oculta por trás de seus óculos escuros lindos olhos azuis. Possui um cão-guia da raça labrador chamado Radar, companheiro de todas as horas.

Hamyr: para poder se locomover, ele usa muletas. Gentil, inteligente, bacana, simpático e comunicativo, Hamyr tem noção dos obstáculos que passa pelo dia-a-dia, mas sabe como ultrapassá-los. Suas dificuldades quase não são percebidas, isto porque ele faz tudo com muita facilidade; mesmo assim, sua mãe, extremamente preocupada, tem grande receio dele fazer coisas simples, como jogar futebol com o Cebolinha e o Cascão, por exemplo.


Tati: inspirada na atriz Tathiana Piancastelli, ela possui Síndrome de Down e é muito inteligente em sua escola e possui um coelhinho igual o Sansão, chamado Teobaldo. Ela é tão habilidosa que desata os nós das orelhas de seu bichinho em pouco tempo.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre o universo das pessoas com deficiência, curta a página do Facebook e se inscreva no canal do Youtube


Nenhum comentário



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *