Criar expectativas é terceirizar sua vida

15:45


 Poucas coisas são tão arriscadas quanto criar expectativas. Acredite, cigarros podem ser mais nocivos. Colocar sob o outro alguma responsabilidade que comprometa sua felicidade é um tiro no próprio pé, visto que esse outro não lhe conhece tão bem quanto você mesmo. Ninguém conhece.

 Mas não podemos nos culpar por acreditar em pessoas, da mesma forma que não podemos culpar pessoas por deixarem de cumprir expectativas que só dizem respeito a nós mesmos. Nem sempre aquilo que é tão importante para você se expressa como urgente para o outro. Nem sempre suas prioridades são vistas da mesma forma pelo indivíduo em quem você depositou sua fé. E tudo bem, não há nada mais perfeitamente humano.

 Criar expectativas é abrir mão do controle e o ser humano é obcecado por ele. Por isso paixões, andar de avião e fazer tatuagens são tarefas complicadas... Não queremos deixar para o outro nossa própria sorte, mas esse é um vício que só o amor,  a necessidade de ser amado ou de ter uma meta atingida pode explicar.

 O que não se justifica, ou pelo menos não deveria, é a revolta pós-expectativa-não-realizada com o ser humano no qual confiamos. Nossa natureza egoísta nos faz assim, mas que culpa teria o outro por uma expectativa que você mesmo criou? Que obrigação teria ele por coisas que não prometeu? Devemos perder a mania de cobrar sentimentos e promessas que não foram estabelecidas anteriormente.

 Nesse momento se coloca a importância do diálogo. Nunca vamos nos livrar totalmente de nossa vaidade, mas saber cobrar do outro apenas o que lhe foi prometido é um primeiro passo importante. Fazer o possível para ser dono de sua própria vida e amar genuinamente ajudam no resto do caminho.

  Nós não somos responsáveis por aquilo que cativamos.

You Might Also Like

0 comentários